As crianças em idade pré-escolar são os seres humanos com a maior qualificação para aproveitar plenamente os benefícios do uso do computador. Para as crianças a informática trata-se de uma atividade lúdica, outro objeto interessante para manipular, explorar e projetar seu interesse pela descoberta.
Comparando com os adultos as crianças apresentam muito mais facilidade na aprendizagem e na utilização da informática.Os adultos trazem consigo uma carga de experiências negativas adquiridas ao longo da vida, que acarretam a necessidade do fazer certo, evitar o erro, já as crianças não precisam de cursos de capacitação para adquirir confiança e familiarizarem-se com o equipamento, aprendendo seu uso com facilidade a partir de atividades que explorem o gosto pela descoberta, usando temas de interesse próprios dessa faixa etária.
Na educação infantil as crianças estarão aprendendo a usar o computador, sem ter aulas de informática, concomitantemente com a realização de atividades significativas para elas, em um ambiente que reúna os elementos de motivação das crianças com atividades que proporcionem a iniciação ao letramento, ao mundo dos números e aos conceitos de lógica que envolvem seriação, classificação, ordenação etc.
Levando em consideração que nessa fase as crianças estão saindo do egocentrismo e aprendendo a resolver seus conflitos “sociais” é aconselhável colocar duas ou mais crianças em cada computador, motivando-as a trabalhar em equipe na resolução dos problemas, aprendendo a expressar seus próprios pontos de vista na relação com o outro, propiciando assim sua socialização.
É importante lembrar que nada pode substituir a manipulação concreta dos objetos, a exploração e observação do ambiente físico e social, do corpo, da linguagem oral, do jogo, da vivência de experiências reais e as interações daí decorrentes, nessa etapa do desenvolvimento. Daí advém a importânica dos softwares escolhidos e o tipo de atividades por eles propostas, as quais devem apresentar situações apropriadas para serem trabalhadas neste tipo de mídia.
Devem auxiliar as crianças na compreensão de conceitos, colocando novos desafios e questionamentos.
Texto de referência:
http://jogoseducacionaisnaeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2009/10/o-uso-da-informatica-na-educacao_21.html